Outro
dia Viviane Senna falou em uma entrevista que “um médico que operava há 40 anos
não conseguiria operar hoje; um engenheiro que projetava há 40 anos não
projetaria hoje; mas um professor que ministrava suas aulas há 40 anos não
teria nenhuma dificuldade em fazê-lo nos dias de hoje”. Por quê? Porque ele
faria exatamente como sempre fez: pegaria um giz e se colocaria na frente da
classe, enchendo o quadro de informações, esperando que os alunos fizessem o
mesmo em seus cadernos com os seus lápis e canetas.
Não
houve qualquer avanço tecnológico na área da educação nos últimos anos... na
verdade, a educação básica está longe de ser aliada da tecnologia.
As
universidades e os cursos livres iniciaram uma oferta de cursos a distância,
mas toda a estrutura, adaptação de abordagem e consolidação de aprendizagem
nesse novo modelo ainda parecia muito perdida e confusa. Por um lado, cursos
que deixavam o aluno completamente abandonado na condução de seus estudos pela
internet; ou uma oferta de plataformas mirabolantes, mas nada que visasse o
resultado do processo em si: o básico aprendizado.
Hoje
estamos vivendo a era dos aplicativos e eles estão de sobra nas lojas virtuais.
Poderiam ser “amigos da educação”? Com certeza. Eis uma lista dos melhores
apontados pela revista Exame para diversas disciplinas.
Nos
cursos e-learning da Ediomas, estou conduzindo um gerenciamento de conteúdos
entre o Blogger, grande amigo dos artigos e da divulgação da produção de
professores e alunos;
Evernote, excelente para organizar, acessar e
inclusive papear! Gravo e recebo muitos arquivos de áudio com muita facilidade,
pelo celular, e arquivo tudo como forma de avaliação de progresso no
desenvolvimento especialmente das habilidades de fluência e audição;
Quizlet,
recentemente descoberto, faz misérias com glossários, exercícios de aquisição
de vocabulário e afins. Os alunos de Business English estão experimentando
criar e compartilhar os seus próprios glossários e utilizá-los, é claro.
Tudo
isso, porém, de nada vale se não for para implementar os processos de aproximar
os alunos aos conteúdos, despertar interesse e o resultado, a mudança maior que
acontece em todos que aprendem coisas novas.
Aproveitem!
Apropriem-se do conhecimento!
Denise
Neves.
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