quarta-feira, 10 de julho de 2013

O exercício da leitura

Toda leitura é crítica. Não é possível ler um texto e ficar no mesmo ponto em que se estava antes de fazer a leitura. É um exercício que acontece sem ao menos nos preocuparmos com ele.
Mas é claro que nem tudo que lemos nos interessa. Existem assuntos cuja complexidade nos faz perder acesso ao texto no meio da própria leitura; devemos considerar também que o foco em um único assunto (ou assunto principal), no caso de leitura para trabalho ou manuais de instalação de equipamentos, etc, causam desgaste no próprio exercício de ler.
Sendo assim, o que vale é a variedade de temas e com eles, tentar estabelecer vínculos que reflitam nossa realidade, a que vivemos ou a que desejamos viver, e dessa forma tornar esse exercício mais efetivo e saboroso.

Para criar esses vínculos, é preciso criar uma rede de informações. Nos dias de hoje, isso significar expandir o conteúdo da leitura com mais informações sobre aquilo que se está lendo. Isso pode ser feito de forma muito rápida com a internet: blogs, bookclubs, wikipedia e outras plataformas abrem espaço para troca de ideias sobre a leitura e o exercício vai ficando cada vez mais crítico e maravilhoso. Para criarmos uma comunidade leitora, é importante expandir o simples acesso ao livro.

Confiram este vídeo apaixonante!

Nenhum comentário: