quarta-feira, 1 de julho de 2015

(des)Acordos entre Estados Unidos e Brasil.

Como sabemos, a presidente Dilma esteve nos Estados Unidos nesta semana e hoje foram divulgados alguns resultados/tratados desse encontro.


Um deles refere-se à Educação, em um acerto de trocar mais experiências, capacidades técnicas e intelectuais entre as instituições educacionais dos dois países.

Eu me pergunto como isso aconteceria. Onde de fato veremos esse acordo acontecer? Teremos melhorias, resultados aplicados? Onde? E de que maneira vamos nos comunicar com esse inglês pobre que temos? Aposto que não usaremos a língua portuguesa para este fim.


6)Educação
Brasil e Estados Unidos assinaram um memorando de entendimento para cooperar em educação técnica e profissionalizante, com aumento da colaboração entre instituições educacionais dos dois países.


Já fiz posts neste blog baseados em matérias dos jornais brasileiros que vêm discutindo a falta de transferência de conhecimento cientifico e intelectual entre Brasil e comunidades internacionais justamente pelo problema da língua. Nossos alunos têm formação precária em inglês, o currículo não é padronizado e está longe de ser eficiente, assim como os cursos oferecidos nas inúmeras escolas de línguas.


Um acordo como esse, para acontecer de fato, já deveria incluir formas de promover aos alunos brasileiros atingirem proficiência no idioma; me parece claro que sem isso, continuaremos sem cooperar com nada, não só com Estados Unidos, mas com país algum. 

Nenhum comentário: